ADS 5 periodo unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 objetivos 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Para o desenvolvimento de um sistema completo, tem-se diversas fases que devem ser seguidas de maneira que o projeto seja entregue em perfeitas condições de uso e implantação, além de estar dentro do cronograma e do orçamento.
A primeira decisão a ser tomada é qual o modelo de ciclo de vida é o mais adequado e deverá ser seguido para a elaboração de um sistema. Esse modelo determina como ocorrem as fases do desenvolvimento desde a coleta de requisitos até a entrega do produto final. Cada fase é bem dividida e tem o seu início e fim determinado pelo gerente do projeto, sendo que muitas vezes podem ser feitas alterações em suas durações.
Para que isso seja feito de uma maneira eficiente e organizada, algumas ferramentas são utilizadas de modo a auxiliar o gerente do projeto. Algumas dessas ferramentas por mais simples que possam parecer se tornam grandes aliadas no desenvolvimento de um sistema. Para melhor exemplificar essas ferramentas, no presente trabalho foram utilizadas as ferramentas: Gantt Project e a WBS Tool. A Ferramenta Gantt possibilita ao gerente organizar um cronograma detalhado de todas as atividades a serem executadas no desenvolvimento de um projeto. A ferramenta WBS Tool permite a elaboração de WBS. WBS é o acrônimo para Work Breakdown Structure (em português Estrutura Analítica do Projeto) é uma estrutura que demonstra todas as entregas de um projeto de forma hierárquica.
Complementando a utilização das ferramentas apresentadas, é necessário desenvolver alguns aspectos necessários ao sistema para que o mesmo seja bem aceito e seguro. Tratando-se da aceitação do mesmo pelo usuário, são necessários aspectos e critérios que serão definidos pela IHC – Interação Homem-Computador. A IHC define