Adriele de Oliveira Lozano
CENTRO PAULA SOUZA
Adriele de Oliveira Lozano
PESQUISA
Fernandópolis
2014
Por que ocorre:
O espirro: é causado para a defensão do organismo, quando se encontra algo estranho ou irritação as vias aéreas enviam impulsos nervosos ao bulbo, fazendo expulsar, junto com o ar que sai de forma violenta, os microorganismos e partículas estranhas e irritantes, eliminando-os,
O ronco: ocorre quando a língua, a estrutura da garganta e principalmente o palato mole se relaxam quando está dormindo, fazendo com que ocorra vibração quando o ar passa por estas regiões, gerando o ronco. Também pode se obter o ronco através da Síndrome da Apnéia/Hipoapnéia obstrutiva do sono e ronco (pessoas - 75% acima do peso, micrognatia ou retrognatia, sexo masculino 10:1, condições individuais anatômicas, patologias (cistos, tumores, hipotiroidismo, etc.).
O soluço: é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do Diafragma, curta interrupção do ciclo respiratório. Segundo o médico Tarcísio Mota, até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. "O soluço pode aparecer quando você come muito rápido, porque engole ar junto com a comida, ou quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma"
O bocejo: ação involuntária em que abrimos a boca e respiramos fundo. O bocejo é quando o oxigênio começa a ficar escasso no ambiente em que estão e quando seus músculos estão inteiramente relaxados.
Doenças:
Sinusite: inflamação mucosa do seio das faces; alterações anatômicas no fluxo de secreção mucosa do seio das faces que impedem a drenagem de secreção e processos infecciosos e alérgicos são o que provocam inflamação da mucosa facilitando a instalação de germes oportunistas, provocando a sinusite. A sinusite pode ser dividida em dois tipos: crônica e aguda.
Asma: quem possui asma, o pulmão é diferente de quem não tem esta