Adriana
Localizada na América Central, a República da Cuba é um país com área total de 110.861 km2.
Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1442, recebendo o nome de Ilha de Juana. Ficou 400 anos sob domínio espanhol, tornando-se independente dos espanhóis em 1898.
Após sua independência da Espanha, passou a ser controlada pelos norte-americanos durante três anos.
A capital de Cuba é a Havana. O idioma oficial é o espanhol, sua moeda é o peso cubano, a estimativa populacional fica em torno de 11,07 milhões de habitantes com expectativa de vida de 77,4 anos. O PIB cubano é de US$ 108,2 bilhões. A economia cubana é dependente da exportação de açúcar e fumo. O regime do governo cubano é a República Socialista.
O atual presidente de Cuba é Raúl Castro, irmão de Fidel Castro que ficou mais de quarenta e nove anos no poder.
Muito se fala da vida em Cuba, que conta com igualdade social, sucesso nas áreas da educação, saúde e pesquisa científica, embora nas áreas econômicas e liberdade individual haja fracasso. Mas na verdade os alimentos, a água e a energia elétrica são racionados, e o acesso a eles não é igual para todos.
Em 2006 Cuba investiu 14,4% do PIB na área da educação.
EDUCAÇÃO EM CUBA
Em Cuba a educação é totalmente gratuita e obrigatória até o 9o ano, sendo de total responsabilidade do Estado, embora existam obrigações a serem compartilhadas com a família. Pais de crianças que estão fora da escola sofrem punições e podem até acabar presos.
Existem instituições criadas pelo governo para abrigar crianças órfãs, filhos de presidiários ou de deficientes mentais, que recebem alimentação, assistência médica e educação.
Existem milhares de escolas espalhadas em todo o território cubano. Não existem escolas particulares. Todas são norteadas pelo documento Livro Reitor, assim o ensino é o mesmo em todas as escolas.
A educação cubana é dividida em Educação pré-escolar e Educação Geral. A Educação pré-escolar atende crianças de 0 a 5 anos. A Educação Geral