ADRIANA Word 1
EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
TURMA : 1ª A
METODOLOGIA DA CIÊNCIA - ADRIANA APARECIDA COSSENTINI
Bruna Tais de Almeida RA: 20150029
Sabrina Freire Niza RA: 20150939
AMERICANA, 11 DE ABRIL DE 2015
O papel da educação no despertar da Consciência
Quando falamos de educação, devemos lembrar que ela pressupõe um movimento de dentro para fora, mais precisamente no gênero humano. Daí a necessidade de investirmos nas nossas potencialidades internas. Para tanto, muito importa utilizarmos como atividade meio o autoconhecimento, pois o Ser Humano não vive sem o saber, enfim, sem o conhecimento. Mas o único conhecimento que o Ser Humano não pode desprezar é o conhecimento de si mesmo. Eis a senda da educação verdadeira.
Entendemos que é necessário nos relacionarmos, através da educação, não só com o mundo objetivo e empírico do conhecimento moderno, mas também com o mundo subjetivo e espiritual da sabedoria
É um ledo engano a ideia de que, acumulando ensinamentos e adquirindo técnicas, estamos nos educando. Isso só nos trouxe superatividade e guerra. Basta olhar ao nosso redor e verificar o estado em que nos encontramos, com a corrupção, violência e volúpia como que globalizados.
Enquanto houver no Ser Humano uma distância significativa entre a sua ação, o seu pensamento e o seu sentimento, ou seja, entre o sentir, o pensar e o agir, é evidente que não haverá auto integração; portanto não haverá autoconhecimento e tampouco autotransformação, mas sim fragmentação. E o que pode produzir um fragmentado, se toda ação produz uma reação igual e em sentido contrário? Assim, não haverá ação criativa, mas sim ação condicionada, esta que nos colocou hoje como estamos: em caos generalizado.
O investimento em nossas potencialidades internas se faz necessário quando falamos em educação, pois se pressupõe de um movimento de dentro para fora, propriamente no gênero humano.
O ser humano não pode desprezar o autoconhecimento, e