adriana santos almeida
O mundo enfrenta uma grande crise no seu meio ambiente. Algumas das regiões com grandes problemas ambientais são:
1.Sudoeste dos Estados Unidos: Processo de desertificação associado à expansão das culturas irrigadas, ligadas ao dry farming, e ao crescente consumo das cidades. Somou-se recentemente a intensificação do processo de salinização das áreas irrigadas.
2.Região dos Grandes Lagos: A situação é grave por conta de diversos tipos de poluição, especialmente os relacionados com a chuva ácida. Ao sul dos Grandes Lagos concentra-se a maior produção industrial dos Estados Unidos e o maior foco de produção de gases estufa do planeta.
3.Amazônia: Área de expansão econômica recente e desordenada, a Amazônia, particularmente a porção brasileira da região, vem sendo palco de desmatamentos, contaminação de rios, exploração predatória da madeira e da caça, o que contribui para o comprometimento da biodiversidade regional. Uma possível solução para esse problema específico desta área seria uma maior fiscalização e policiamento do governo brasileiro, uma proteção à maior região arborizada e de maior biodiversidade do país.
4. Europa Ocidental: As chuvas ácidas, a contaminação dos solos e a poluição das águas vêm mobilizando populações que têm sua qualidade de vida ameaçada por essas agressões.Vale lembrar que a poluição é ocasionada pela própria população, não necessariamente da própria região (poluição carregada pela correnteza de rios).
5. Sahel: Faixa de transição na porção periférica meridional do Saara, o Sahel é uma área marcada pela ocupação desordenada, que compromete a vegetação original e pode contribuir para o rápido avanço da desertificação.
6. Mares Cáspio e Aral: O intenso processo de salinização, associado ao fracasso da apropriação agrícola da região por culturas irrigadas, principalmente de algodão, acabou por contaminar o solo.A solução poderia ser um investimento maior do governo na parte de irrigação na