ADRI paper est gio ed infantil
2236 palavras
9 páginas
PRÁTICAS PEDAGÓGICASAutora: Adrianna da Silva de Borba
Prof. Orientadora: Debora Rosa Guerim de Andrade
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (0602) – Estágio
13/12/2014
RESUMO
O trabalho a ser apresentado faz uma análise das práticas pedagógicas desenvolvidas na turma de maternal tendo como suporte as ideias de Vygotsky e Wallon, que como pesquisadores realizaram diversos estudos sobre a importância das relações sociais no processo de construção do conhecimento. Através da observação verifiquei os métodos que a professora utiliza para trabalhar com os alunos e criar uma relação de afetividade e confiança com a turma e através da prática de estágio percebi como é importante a construção do vínculo de professor com aluno para o desenvolvimento cognitivo, afetivo.
Palavras-chave: Relações sociais . Afetividade. Construção do conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
Ao ingressar na escola a criança pequena sente uma explosão de emoções: ansiedade, insegurança, medo, alegria entre outros. Quando o professor ao recebê-la sabe interagir e trabalhar com essas emoções cria-se um vínculo onde estabelece um relação de aproximação, aluno e professor, aluno e aluno. E é através desse meio e das pessoas que ali estão que a criança fará uma construção do conhecimento, ou seja, ela aprenderá através do meio e com o outro.
Nesse sentido, para que aconteça essa construção depende das práticas pedagógicas que o professor utilizará através da afetividade e das relações sociais.
Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de uma professora de maternal com crianças de três anos. Foi desenvolvida no Colégio Machado de Assis no município de Joinville no estado de Santa Catarina, onde possuem cerca de 1300 alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição tem como proposta “Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo”. Muitos