adr-bdr
As IN CVM 317, 15/10/99, com suas alterações posteriores, estabelecem as regras a serem seguidas para o registro na CVM de um programa de DR para negociação no exterior. O ADR ou GDR são papéis emitidos e negociados no mercado exterior (ADR só nos EUA), com lastro em ações de outros países.
Todos os direitos adquiridos pelos acionistas do país de origem, como dividendos, direitos de subscrição e desdobramentos, também são oferecidos pelo ADR/GDR.
Para lançar ADR ou GDR, a empresa deve emitir ações ou comprá-las no mercado secundário, depositando os papéis em um banco local, que atuará como custodiante.
Com lastro nessas ações, um banco no exterior, o depositário, emite os ADR ou GDR.
Nos EUA, existem três níveis de ADR, cada um com exigências crescentes de transparência e adequação às normas da Securities and Exchange Comission (SEC), a CVM americana, das bolsas locais e da United States Generally Accepted Accounting Principies (USGAAP), que estabelece os princípios contábeis americanos. ADR Nível I— Pink Sheet permite o pedido de isenção de adequação às regras da SEC, embora não permita a captação de recursos pela empresa emissora. As ações que , vão lastrear os ADR já devem existir no mercado secundário. Esses ADR são negociados no mercado de balcão americano (OTC — Over the