Adoção do gás natural no núcleo industrial do município de campo grande - ms
CAMPO GRANDE - MS
Ademir Gregorio de Barros1
Geni Maria Pessato da Silva 2
RESUMO
O Núcleo Industrial foi implantado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 1977 com
200 hectares, sendo que 122 de área útil, com 80 lotes de tamanhos pequenos médios, e grandes, com o objetivo de atender às empresas de todos os portes. O Núcleo possui inúmeras empresas em funcionamento e todas usam como fonte de energia em sua produção, diversos tipos de combustíveis, na maioria derivado de petróleo, todos altamente poluentes. O gás natural chega até a entrada do núcleo através da concessionária MSGAS, onde possui uma estação de entrega em pleno funcionamento. Neste estudo foi realizado uma simulação entre o valor do gás natural e outros combustíveis, as diferenças desses valores mostrou-se viável a adoção do gás natural.
Estudos mostram que o uso do gás natural, em substituição a outros combustíveis, traz ganhos econômicos e ambientais para todos. E se ampliarmos um pouco os horizontes, é possível vislumbrar também importantes ganhos a longo prazo, para futuras gerações e para o planeta, pois o gás natural é o menos poluente dos combustíveis fósseis.
Palavras-chave: combustível, gás natural, núcleo industrial
1 INTRODUÇÃO
Devido às constantes mudanças climáticas, empresas têm procurado fontes energética que ofereça menor agressão ao meio ambiente, de forma segura e econômica, bem como agregar um diferencial perceptivo, que as tornam sólidas e competitivas.
O Núcleo possui inúmeras empresas em funcionamento, que usam como fonte de energia para sua produção, os mais diversos combustíveis, onde a maioria é derivado do petróleo, não sendo renováveis e são altamente poluentes.
1
Ademir Gregório de Barros (Graduado em Redes de Computadores)
2
Geni Maria Pessatto da Silva (Mestre em Orientação Pedagógica)
2
O gás natural chega até a entrada do núcleo através da concessionária MSGAS,