Adoniram Judson
Carreira
Adoniram Judson chegou à Birmânia em 1813. As leis birmanesas proibiam a conversão, mas mesmo assim Judson batizou seu primeiro convertido. Durante a guerra entre a Inglaterra e a Birmânia, Judson ficou aprisionado por 21 meses. Sua esposa faleceu durante este tempo, e posteriormente sua filha também.
Após isso, casou-se com Sarah Hall Boardman, viúva de seu amigo missionário George Boardman. Após falecimento dela, casou uma terceira vez com a escritora Emily Chubbuck, a quem pediu para escrever uma biografia de sua segunda esposa.
Adoniram Judson faleceu em 12 de abril de 1850, durante uma viagem pela Baía de Bengala e foi sepultado no mar.
Legado
Na Universidade de Yangon, há uma capela chamada de Judson Church (Igreja de Judson) que é nomeada em homenagem a ele.
Judson também compilou o primeiro dicionário Birmanês-Inglês. Para fazer esta obra, ele estudou a literatura birmanesa por três anos, então compilou um dicionário Pali-Birmanês e uma gramática da língua birmanesa, que ajudou bastante durante a tradução da Bíblia para o birmanês, feita em grande parte durante a sua prisão. Após a sua morte, o trabalho de compilação do dicionário foi finalizado pelo seu colega E. A. Stevens.
A igreja pastoreada por Judson chegou a ter 18 membros, porém até a época de sua morte ficaram apenas 4. Com o tempo o número de birmaneses alcançados direta ou indiretamente com a sua