adolescência
Entre a infância e a idade adulta está a fase de maiores transformações corporais e emocionais da vida de uma pessoa, a adolescência. No começo dela, entre os 10 e 13 anos, entre as meninas, e os 12 e 14, entre os meninos, fase da puberdade, que ocorrem as transformações mais significativas.
As mudanças são tão rápidas que muitos pais até se surpreendem ao perceberem que seus pequenos já começam a apresentar características físicas de adultos, como pelos nas pernas ou próximo aos genitais, o aparecimento dos sinais das mamas ou as mudanças no timbre da voz. É justamente durante a puberdade que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais, que ficam preparados para a reprodução. Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e têm a primeira ejaculação. Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia. Além das mudanças físicas, com os hormônios a mil, o comportamento dos adolescentes também muda, gerando uma grande variação do humor. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período. Nesta fase o adolescente é amplamente influenciado por fatores internos como autoestima e imagem, valores familiares, preferências alimentares e desenvolvimento psicossocial; e por externos como hábitos familiares, pares, meios de comunicação, modismo, e outros, tendo efeito no comportamento alimentar bem como sofrendo interferências do mesmo.
Nessa época, os adolescentes são vulneráveis e facilmente influenciáveis, adotando assim dietas e comportamentos em função de modismos passageiros, necessitando assim serem bem orientados para que seus