Adolescência
PSICOLOGIA
Realização e observação de entrevista: Adolescente
São José dos Campos,SP
2014
Realização e observação de entrevista: Adolescente
Trabalho do Curso de Desenvolvimento do Ciclo Vital
São José dos Campos, SP
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo aproximar os alunos de psicologia do primeiro ano à prática analítica utilizando o contato direto com adolescente através de uma entrevista, possibilitando a atuação em campo com aplicação de conceitos teóricos adquiridos no curso de Psicologia do conhecimento do Ciclo Vital.
A complexidade da adolescência fundamenta-se pelo conflito entre discussões puramente biológicas e o conceito mais atual que caracteriza esta fase como um fenômeno cultural em que o ser em desenvolvimento enfrenta alterações decisivas do ciclo vital, tais como autonomia psicológica e inserção social com ausência da mediação familiar, o que muitas vezes provoca barreiras para o mundo adulto.
Muito se construiu na literatura sobre o assunto, estudos de Staley Hall (1844 a 1924) propõe um conceito teórico de “segundo nascimento” em que a transição ocasiona turbulência relacionada às transformações do período. Mas foi Anna Freud (1895 – 1982) a primeira a discorrer amplamente sobre este período específico do desenvolvimento humano, relatando de forma detalhada a grande flutuação sofrida pelo adolescente descrevendo a divergência de sentimentos tais como exaltação versus indiferença, isolamento versus agrupamento e otimismo versus pessimismo. Mais modernamente, Aberastury (1992) de forma dramática descreve o Luto sofrido pelo adolescente como perda dos “país da infância”, do “papel da infância” e do corpo infantil, finalmente Maurício Knobel descreve de maneira muito acadêmica o que chamou de Síndrome normal da adolescência. Não podemos deixar de relatar o importantíssimo trabalho de