Adolescência e Seus Conflitos
Larissa Gonçalves Dias
Drª Julia da Paixão O. M. e Pargeon
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiás, 2014
Resumo
O presente trabalho estudou as fases da adolescência, seu desenvolvimento, as transformações que ocorrem no corpo tanto da menina como do menino, bem como, a reação deles diante dessas transformações corporais e dessa essa nova identidade. Foi entrevistada uma adolescente para que toda a teoria utilizada de Becker (1991) e de Manning (1997) se relacionasse com a prática. Os resultados foram surpreendentes, pois foi possível perceber, por exemplo, como o adolescente pode assumir valores dos pais.
Palavras- chaves: adolescentes, crise, menarca.
A Adolescência e Suas Fases
Larissa Gonçalves Dias
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A adolescência é tida como um período crítico do desenvolvimento, pelo menos em parte, devido às alterações provocadas no corpo pela maturação. O corpo cresce então mais rapidamente que em qualquer outra fase da vida. (Manning, 1977).
Segundo Manning (1997), o surto de crescimento tem início antes do desenvolvimento sexual que assinala o princípio da puberdade. A puberdade é o período durante o qual a pessoa começa a se tornar capaz de se reproduzir sexualmente, se o crescimento começa precocemente o mesmo acontece com a puberdade. Nesta fase os órgãos de reprodução atingem o tamanho e as funções necessárias para tal. Este período pode ser identificado tanto nos meninos como nas meninas pela presença de harmônios sexuais na urina.
Os primeiros eventos a se manifestarem é o crescimento em altura, aparece primeiro nas meninas, onde esse crescimento acontece por volta dos onze, doze anos, e nos meninos por volta dos quatorze anos. A musculatura se desenvolve com rapidez e o corpo torna-se menos flácido e mais musculoso. (Becker, 1991).
No menino os ombros se alargam, os testículos aumentam. Começam a