Adolescentes gravidas
O primeiro trimestre da gravidez é o período em que o óvulo se prende ao útero para dar início ao desenvolvimento de um ser. É quando a mulher tende a ficar emocionalmente mais sensível e sofre alterações fisiológicas como o aumento das mamas, perda de peso, aumento da freqüência urinária, entre outros.
No segundo trimestre, o feto já está completamente formado, chegando a medir sete centímetros e já se pode identificar o sexo do bebê. Porém ele não está pronto para nascer ainda. A gestante aumenta de peso a cada mês neste estágio, variando de um a um quilo e meio por mês. Ao final deste período a gestante pode sofrer alguns desconfortos, como a dor nas costas.
O último trimestre poderá ser o mais difícil para a grávida, pois o tamanho da barriga aumenta, ocasionando desconfortos. Devido a este fato, poderão acontecer dificuldades físicas como cansaço freqüente, inchaço nas pernas, dores na coluna e desconforto ao dormir. Após nove meses o útero está com aproximadamente cinco quilos e o bebê já está pronto para nascer, tendo em geral, por volta de três quilos. (Sua Pesquisa, on line)
3. RISCOS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Na puberdade, o interesse sexual coincide com a vontade de namorar e, segundo pesquisas, esse despertar sexual tem surgido cada vez mais cedo entre os adolescentes, tendo como resultado a gravidez precoce. A idade perfeita para a mulher ter filhos compreende os dezoito aos trinta anos de idade.
A gravidez na adolescência é um problema mundial, pois atinge principalmente a classe social mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não planejada.