Adolescente e o ato infracional
RESUMO
Avaliar a problemática dos jovens infratores e as medidas socioeducativas destinadas à sua integração na sociedade. A partir de várias verificações a cerca do assunto constata-se que a criminalidade urbana é constituída de vários fatores, local de residência, estrutura familiar, renda e escolaridade. As maiorias dos jovens infratores cuja idade é entre 16 e 17 anos, em grande parte são de família monoparentais de baixa escolaridade e poder aquisitivo, estando envolvidos principalmente em furtos e roubos. A violência é uma resposta as desigualdades socioeconômicas, mas a prática de crimes não é restrita apenas a jovem das camadas pobres da sociedade. Foi observada necessidade de o poder público empreender por meio da ampliação de políticas públicas mais esforços ao enfrentamento da delinqüência juvenil.
Palavras-chave: Adolescente, Infração, Risco, Violência, Sociedade.
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1-GRAFICO REPRESENTATIVO..............................................................................5
FIGURA 2- MEDIDA SOCIO- EDUCATIVA................................................................8
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ADOLESCENCIA 4
3 ATO INFRACIONAL 5
4 FATORES DE RISCO 6
5 PROCESSO DA HISTÓRIA 7
6 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10 INTRODUÇÃO
A Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente, (ECA) é quem regulamenta os crimes que envolvem adolescente menores de dezoito anos, os quais são chamados pelo Código Penal Brasileiro de penalmente inimputáveis.
A criminalidade entre jovens é constituída de diferentes fatores, sendo, portanto, necessária uma analise mais profunda sobre o processo de formação do jovem.
A situação familiar e financeira estável bem como a