Adolescente em conflito com a lei a sociedade é consumista e excludente
1º ARGUMENTO: A SOCIEDADE É CONSUMISTA E EXCLUDENTE
No meu entendimento um dos principais responsáveis por um fenômeno que vem crescendo assustadoramente, o adolescente em conflito com a lei, é a Sociedade. Crianças e adolescentes não nascem autores de atos infracionais, são produtos do meio (Volpi, 1999).
De acordo com Queiroz (1984), a sociedade em que vivemos é uma sociedade capitalista marcada por desigualdades sociais, onde poucos são favorecidos e a maioria vive dos mínimos sociais. O adolescente em conflito com a lei é produto de um processo evolutivo e também se torna vítima nas mãos da desse sistema consumista e excludente.
Segundo Moraes (P. 26), “O desencontro entre esses fatores, como elemento que leva à criminalidade, pode ser analisado, dentre outros motivos, partindo-se da escolaridade truncada pela necessidade de sobrevivência, passando-se pelo campo competitivo de seleção, com a possibilidade de acesso para uns pouco, indo-se à concorrência desleal, gerando a revanche a longo prazo, e chegando-se à propaganda dirigida, com ofertas impossíveis para muitos. Assim, qualquer pessoa verifica ser imprescindível dosar essa dupla face de uma só moeda”.
Ao analisar as causas desse fenômeno e da crescente violência urbana, podemos concluir que esta sociedade do consumismo massacrante é um dos fatores preponderante à este fenômeno. Excesso de produção, excesso de desigualdade social e econômica, excesso de exclusão, excesso de pobreza, enfim, são vários elementos que contribuem para que o crime seja um modo em que os adolescentes encontrem para ajudarem suas famílias, possuírem roupas “legais”, um lanche, um tênis “da moda”, um celular, um passeio e tantas coisas que todos os jovens gostam de ter e precisam, e que alguns acabam conseguindo esses bens através de atos delituosos, com o dinheiro que conseguem no crime, roubando, traficando e em alguns casos, cometem assassinatos. No entanto, podemos evidenciar que