Adolescente em conflito com a lei
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA/BAIXO TOCANTINS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR: DEDIVAL BRANDÃO
ELISETE FEIO
REGINA CÉLIA
LABORATORIO DE PESQUISA
Abaetetuba-Pá
Julho de 2011 * Titulo:
Resiliência e Educação: a importância do papel do professor no desenvolvimento da resiliência na primeira infância.
* Linha de Pesquisa:
Resiliência
* Problema de Pesquisa:
Sobre o docente está a responsabilidade de ensinar e contribuir com seus alunos os conhecimentos necessários para formar cidadãos autônomos e críticos e seu trabalho pode ajudar na superação e prevenção das dificuldades psicossociais. Mediante à esse aspecto, como o professor pode intervir nas crianças para que adquiram a força necessária para enfrentar os contratempos em cada etapa de suas vidas? * Justificativa:
A presente pesquisa tem como necessidade fortalecer interiormente as crianças para que sejam capazes de resistir as dificuldades ou experiências trágicas e dolorosas que marcaram suas vidas, tais como: morte ou separação dos pais, acidente, abuso sexual, abandono em orfanatos, falta de afetividade, dentre outros, e saírem recuperadas, conseguindo refazer a sua vida com seu ritmo habituale de maneira equilibrada.
No entanto, para adquirir-se uma resiliência adequada, estudos comprovam que necessita ser construída desde a infância, com uma base sólida familiar e preparação de professores para atuar e conviver com crianças que apresentam um elevado potencial de risco de enfrentar problemas.
Segundo BOMTEMPO (1997, p 9), “o aluno precisa aprender a ser feliz na escola, descobrir o prazer de aprender e fazer as suas atividades bem-feitas, aprender que é permitido errar e que o erro nos faz crescer. Não ter medo de descobrir, assumir e desenvolver a sua própria potencialidade”, ou seja, o professor que não elogia e só ver defeito no aluno, chamando-o de bagunceiro, de inquieto, tende a desenvolver nele um sentimento negativo de