adolescencia
Este trabalho surge no âmbito da unidade curricular de psicossociologia do desenvolvimento, do 1º ano da licenciatura de Motricidade Humana.
O trabalho tem como objectivo relacionar as várias caracteristicas da adolescência com a música “Não há estrelas no céu” de Rui Veloso.
A adolescência é um marco na vida de um jovem, é a transição de criança a adulto, esta não tem um tempo limite ou uma idade específica. Entramos na adolescência com a chegada da puberdade e esta so termina com a nossa independência financeira, com o casamento e com o término de escolaridade.
Na adolescência ocorrem varias mudanças, físicas, mentais e até sociais.
É nesta fase que procuramos o nosso verdadeiro “eu”, adoptamos um estilo e procuramos grupos para nos integrar-mos até acharmos o que nos corresponde verdadeiramente:
“Porque é que tudo é incerto, não pode ser sempre assim”
“Se não fosse o Rock and Roll, o que seria de mim?”
Nesta fase começam também os conflitos com os pais, umas vezes não queremos conselhos, nem opiniões daquilo que decidimos fazer, outras vezes são eles os escolhidos para nos ajudarem numa dificuldade ou um obstáculo que nos aparece na vida:
“De manhã ouço o conselho que o velho tem pr'a me dar.”
As mudanças fisicas são as caracteristicas mais marcadas nesta fase de vida, o corpo sofre várias alterações, aparecem-nos “coisas” que até então não tinhamos e achamos tudo muito estranho. As borbulhas na cara são as mais complicadas, o gozo na escola é dificil de lidar embora todos passem pelo mesmo:
“Não vês como isto é duro, ser jovem não é um posto”
“Ter de encarar o futuro com borbulhas no rosto”
Um dos conselhos que ouço, dos adultos da minha familia, de amigos e de pessoas com uma experiência de vida maior que a minha, desde sempre e principalmente desde que entrei para a faculdade e o que provavelmente todos o recebem é “aproveita enquanto estudas e não tens de trabalhar, aproveita