Adolescencia e vida adulta
-adolescente sobre o olhar que o outro faz;
-adolescente frente a drogas
-adolescente frente a suicídio
-adolescente a grupo de iguais
A adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. A adolescência é uma fase da vida muito importante, embora, muitas vezes, confusa e cheia de tensões necessitando, por isso, de muita compreensão. É nesta fase em que será consolidada a personalidade do sujeito.
No filme As melhores coisas do mundo, o filme retrata a vida de dois adolescentes que sofrem conflitos internos e externos após a descoberta da homossexualidade do pai. A partir daí surgem seus questionamentos sobre a própria sexualidade, por exemplo. Surgem os grupos, questionamentos e dramas da idade.
A busca a identidade é um longo e complexo processo que começa nas primeiras horas de vida e se estende até a mais alta idade. Nesse longo processo a adolescência representa um momento chave, de grande significado. No processo de desenvolvimento da identidade agem duas forças motrizes: (1) o desejo do indivíduo de conhecer a si mesmo (autoconhecimento) e (2) a busca de dar forma a si, de construir sua personalidade, se aprimorar e se desenvolver .
É observado o que o outro representa e se aquilo é significante na sociedade. Assim como nos grupos que se formam. Um sujeito se torna o referencial para as partes que o imitam, e depois imitam outros referenciais afim de obter seu próprio estilo. Nesta fase é normal que as definições que fazem de si incluam essas referências corporais,já que o aspecto físico é uma das principais preocupações.
Os adolescentes são um alvo cobiçado pelo comércio. Telemóveis, música contemporânea, jogos eletrónicos e roupas "da moda" são populares entre adolescentes, desde os últimos anos do século XX. Da mesma forma, a propaganda utiliza a imagem do