Adolescencia e conflitos
Adolescência como a entendemos hoje é o período de transição que vai da infância à idade adulta e se caracteriza pelo crescimento físico, mental e por transformações nas relações sociais que o indivíduo estabelece. A principal tarefa do adolescente em seu desenvolvimento é adquirir identidade. É o grande desafio da adolescência sendo esta busca assustadora, que ao longo do tempo pode causar pequenos danos ou até mesmo pequenos conflitos ao mesmo.
Na área psicológica, o adolescente passa por um processo marcado por três etapas: Na primeira ele se afasta da família e questiona os valores ensinados pelos pais. Na segunda etapa o jovem estabelece novas ligações, eventualmente superficiais, em busca de um grupo que, como grupo, pode adoptar comportamentos anti-sociais. A terceira etapa caracteriza-se pelo acerto; pelo encontro com o mundo no qual ele vive. Todos os jovens passam por essas três etapas mas havendo mais conflitos no meio da sua adolescência , com maior ou menor velocidade, com maior ou menor vibração, com maior ou menor conflito com os pais e com a sociedade, que podem ainda ser dissolvidos, com acompanhamento correcto ( pais, professores, médicos especializados, e outros membros da família).
Desenvolvimento
Adolescência é uma palavra que não existia antigamente. Nossos bisavós só conheciam a infância, a idade adulta e a velhice. Desconheciam totalmente a adolescência. As crianças cresciam até que entravam na puberdade, isto é, menstruavam e ejaculavam; depois disto estavam aptas para o trabalho e para o casamento - eram consideradas como adultos, ainda que tivessem somente 12 ou 13 anos de idade.
Sendo a adolescência cheia de perguntas com poucas respostas o adolescente contesta os valores dos pais, experimenta novos caminhos, desafia limites, mas, em geral, se bem orientado, volta e se ajusta ao seu ambiente. É grande a responsabilidade para com o adolescente. Ensinar em tempo todo,