Adolescencia apresenta o
Visão sócio - histórica
Adolescência
• Adolescência na perspectiva sócio – histórica.
• Erik Erikson.
• Como descrever a adolescência.
• Qual é a melhor posição, se é que existe, para os pais de
adolescentes?
• Adolescência antes e hoje.
Uma visão Sócio Histórica
A adolescência pautada na Psicologia sócio histórica, entende como um fenômeno advindo de mudanças sócio histórica, como uma construção que ocorre por meio da dialética entre o indivíduo e seu meio, ou seja a adolescência surge em relação as mudanças históricas e sócias relativas a uma nova constituição de família, relação de trabalho, vida pública e privada. A abordagem sócia histórica não nega a existência da adolescência enquanto um conceito importante para a psicologia. Entretanto não a considera como uma fase natural do desenvolvimento mais sim como uma criação histórica da humanidade. Um fato que passou a fazer parte da cultura enquanto significado, isto é, um período constituído historicamente.(Ozella, 2003, p.09).
A adolescência na perspectiva sócio - histórica
A adolescência tem sido um tema de interesse na sociedade, a psicologia tem dedicado a ela um espaço importante, tanto no campo da psicologia do desenvolvimento quanto nas áreas de psicologia da educação e psicologia social.
Não é vista como uma fase natural do desenvolvimento e uma etapa natural entre a vida adulta e a infância.
E é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como período natural do desenvolvimento.
É um momento significado, interpretado e construído pelos homens. A adolescência, além disso, as marcas corporais são significadas socialmente, não sendo tomadas no conceito de adolescência em si, como características do corpo e por tanto naturais.
Um exemplo disso são os seios na menina e a força muscular dos meninos, sabemos que os seios e o desenvolvimento da massa muscular acontecem na mesma fase da adolescência.
Mas a menina que tem