Adolencencia e o ato infracional.

527 palavras 3 páginas
Introdução

.

Adolescência, uma fase da vida com uma grande oportunidade de aprendizagem, socialização e desenvolvimento. Estado e as políticas públicas podem começar a oferecer melhores oportunidades para os adolescentes nesta fase específica da vida. Algumas das políticas, regras e princípios que tangem a política de atendimento destes adolescentes, a que se atribui a autoria de ato infraciona.
As denominações que a sociedade cria para chamar os adolescentes que cometem ato infracional, como delinqüentes, bandidos, trombadinhas e etc. Como resultado de todos esses fatores, crescem os preconceitos e cria-se uma ilusão acerca do que realmente acontece, por isso, penso que esta pesquisa vem clarear e esclarecer questões como, por exemplo, quais são as maiores ocorrências que estes infratores cometeram, quem são esses jovens e não colocá-los como sujeitos perigosos, marginalizá-los e criminalizar a pobreza, como se esta fosse à causa do problema destes adolescentes.

Desenvolvimento
.Adolescente e o ato infracional
Uma das justificativas para a abordagem do tema é relacionada à falta de orientação pedagógica, tanto para a implementação das medidas como para o trabalho nas unidades de internação. Após fazerem uma descrição da concepção de criança e adolescente como pessoa em desenvolvimento e sujeito de direitos com acesso a todos os direitos sociais, políticos e civis os autores discorrem sobre a natureza do ato infracional, na qual, colocam que o adolescente infrator passou a ser considerado uma categoria jurídica após o ECA e não mais sociológica como ocorria antes no antigo Código de Menores. Considero esta diferenciação essencial para entender as medidas sócio-educativas e os processos legais pois, ao considerar o adolescente infrator como um problema sociológico impedia-se a atuação da justiça sobre a transgressão real da lei e desta forma que o ECA entende fica definida a atuação da justiça na transgressão da lei e os demais problemas sociológicos e

Relacionados