Ado - banco de dados
INTRODUÇÃO 2
1 - conceitoS de ADO 3
2 - Declaração das Variáveis do ADO 4
3 - String de Conexão para Access 4
4 - Rotina que conecta e abre o banco em ADO 5
5 - Manipulando o Banco de Dados (RECORDSET) 5 5.1 - Propriedades do Recordset 6 5.1.1 - Propriedades do Cursor 6 5.1.2 - CursorType 6 5.1.3 - Controle de Concorrência (LockType) 7
6 - LEITURA 8
7 - UPDATE 8
8 - DELEÇÃO 9
9 - INSERÇÃO 9
10 - ADO E OLE DB 10
11 - Objetos ADO 10
12 - Componentes ADO 10
13 - EXEMPLO DE CONEXÃO 12
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito demonstrar a utilização da tecnologia de manipulação de dados chamada ActiveX Data Objects (ADO).
A seguir apresentaremos as classes e os componentes responsáveis pelo acesso a dados via ADO. Estes componentes não estão disponíveis para aplicações baseadas na CLX, pois a tecnologia ADO só esta disponível para o ambiente Windows.
O mecanismo definido pela tecnologia Activex Data Objects é bastante complexo, mas a Borland, destacando-se mais uma vez, quanto a ferramentas de desenvolvimento, inseriu este mecanismo em componentes que tornam o seu uso tão fácil como no caso do BDE.
ADO
( Active Data Objects – Objeto de Dados Ativos)
01 – Conceitos
O ActiveX Data Objects (ADO) da Microsoft é uma nova interface de alto nível, e o Delphi oferece suporte a essa tecnologia diretamente, usando componentes Dataset específicos. O ADO é um componente para acesso a bancos de dados.Ele expõe alguns objetos muito flexíveis que expõem suas próprias propriedades, métodos e eventos.
O ADO tem como uma das suas principais vantagens o seu mecanismo que faz parte do sistema operacional Windows. Isso é uma vantagem ainda maior para aqueles programadores que usam as tecnologias de Banco de Dados da Microsoft, como Access e SQL Server. Também não quer dizer, de forma alguma, que não é possível usá-lo para se conectar a Banco de Dados de outras marcas como Oracle, por exemplo,