Ado Antes
Janaina dos Santos da Silva
Pirâmides alimentares
Joinville/SC
2015
Introdução
Nos dias atuais necessitamos suprir nutrientes ao nosso dia a dia para podermos de certa forma oferecer a sustentação ao nosso corpo com energia e nutrição para pôr fins em futuras patologias, por falta de atividades físicas e ausências de uma alimentação balanceada ricas em vitaminas e minerais.
Mas para que todos esses benefícios atendem de certa forma a nossa expectativa envolta da nossa alimentação temos que aplicar um planejamento moderado em mantimentos de nutrição, para cada horário uma suplementação especifica, para dar a sustentação diária ao nosso corpo, pois o essencial para todos nós ter uma vida saudável.
Desenvolvimento
A nova pirâmide alimentar, segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, as novas orientações alimentares foram apresentadas durante o 5º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, realizada no último mês de junho, diz que o modelo da nova pirâmide alimentar ficou responsável pelo cargo de departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP/SP. A pirâmide adulta de 2014 indica em 8 grupos e 4 níveis, auxiliando com 6 refeições diárias que são café da manhã, almoço, jantar, com lanches intermediários e informa que reduziu o valor energético diário para 2.000 Kcal.
Relembrando que existem os grupos que
No 1º grupo de cor azul, indica o arroz, pão, massa, batata, mandioca: destacou-se a presença do arroz integral, pão de forma integral, pão francês integral, farinha integral, biscoito integral, aveia, além da inclusão da quinoa e do cereal tipo matinal.
No 2º grupo de cor verde ou Grupo das frutas deu-se a importância para os itens regionais, como caju, goiaba, graviola e a inclusão de sucos e salada de frutas. Já no Grupo das verduras e legumes: foram incluídas as folhas verdes escuras, repolho, abobrinha, berinjela,