admnistração
Iª UNIDADE
1 – OBJETIVOS E CONCEITUAÇÃO DE
CONTABILIDADE
–
NORMAS
E
RESOLUÇÕES
1.1 CONTABILIDADE
- Surgiu com a necessidade de organizar os dados patrimoniais, econômicos e financeiros de uma determinada unidade econômica e administrativa, que pode ser uma empresa, o governo ou uma pessoa física: enfim uma entidade.
- Normas e Resoluções – As Normas Brasileiras de
Contabilidade (NBC) constituem-se num conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução emitidas pelo CFC.
Resoluções– Ato legislativo de conteúdo concreto, de efeitos internos.
Resoluções:
CFC nº 750/93
CFC nº 774/94
CFC nº 1.282/2010
1.1.1 Conceitos
- Para CHAGAS, Gilson (2010) Contabilidade é uma combinação de Ciência, Técnica e Arte que estuda, controla e interpreta os fenômenos verificados no patrimônio das entidades.
- É a técnica contábil que por meios próprios, faz demonstração expositiva dos fatos econômicos, retrata o conteúdo do patrimônio, todas as suas variações e o resultado da gestão patrimonial.
- Segundo MARION, Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.
- Dentro desse contexto, HILÁRIO FRANCO já conceituava com os seguintes dizeres: Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
1.1.2 Objetivo
- O objeto da contabilidade, ou seja, a matéria de que se ela ocupa é o PATRIMÔNIO. Ela o estuda, analisa-o e o controla,