admministração
Grupo:- _______________ – _______________ – _______________
É possível livrar-se das dívidas
Organizar o fluxo de caixa é fundamental para tirar o pé da lama
Por Carin Hommonay Petti
Conseguir tirar o pé da lama e livrar-se de uma dívida é muito difícil sem a concentração de esforços em duas frentes. Em primeiro lugar, é preciso reestruturar a dívida da melhor forma possível, procurando linhas de crédito de juros mais baixos e negociando com os credores, sejam eles bancos ou fornecedores. Mas nada disso surtirá efeito, sem a reorganização das finanças da empresa, pois, é aí que está a origem do endividamento.
Para ajudar na busca de soluções, ouvimos os consultores Raul Corrêa da Silva, sócio da RCS Consultoria, e Carlos Ercolin, diretor-executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças – ANEFAC e dono da Hexis Consulting.
Bancos
Na busca de crédito, é fundamental levar em conta a finalidade do empréstimo. Assim, você evita cair no erro bastante comum e muitas vezes fatal, de financiar investimentos de longo prazo com recursos para capital de giro, de prazos mais curtos e juros mais altos. Se você precisa de dinheiro para investimentos, o melhor é buscar linhas como as do BNDES ou do PROGER, oferecida pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Se você tem um empréstimo de capital de giro, considere a possibilidade de migrar para os serviços que têm garantia de recebíveis (cheques pré-datados, duplicatas e faturas de cartão de crédito).
Controle de contas e corte de custos
No fluxo de caixa, você tem a radiografia necessária para detectar os problemas de sua empresa e, com isso, tirá-la da lona. Vale a pena projetar o fluxo para um período mínimo de três meses. Para cada dia, você registra o saldo inicial (valor em caixa na data), entradas, saídas, saldo