admistração
Império Romano foi a primeira grande experiência do homem de estruturar, dirigir e controlar um vasto território.
Catão e Varrão – realizaram estudos sobre a administração rural romana que são passíveis deutilização até os dias de hoje.
Sistema Feudal - tinha uma organização escalar, com diversos níveis de autoridades, do senhor aoservo. Adotou a descentralização dos níveis operacionais e a centralização da autoridade máxima.
900 – livros de administração de Alfarabi já falavam das qualidades de liderança.
Século XV – Arsenal de Veneza - era o maior estabelecimento industrial da época. Segundo Henry Albers o seu sistema de produção antecipou as instalações modernas da indústria de produtos alimentícios e da montagem de automóveis.
Nicolau Maquiável – analisou as características do homem como animal de rapina e enunciou os seus princípios de liderança e de poder que são utilizados atualmente em muitos empreendimentos.
Na Idade Média, período que vai do fim do Império Romano até fins do século XV, tudo era feito artesanal mente e quem possuía as ferramentas e dominava a técnica de produção era o dono do negócio. Geralmente as oficinas localizavam-se nas próprias casas e o ofício era ensinado de pai para filho, Cada pessoa realizava todas as etapas do trabalho, desde a preparação da matéria-prima até o acabamento final. Não havia divisão de tarefas nem especialização. http://www.celso.lago.nom.br/A%20Evolu%C3%A7%C3%A3o%20do%20conceito.htmlhttp://arquivos.unama.br/nead/graduacao/ccbs/fisioterapia/4semestre/gest_gerenc_serv_saude/material/artigos/historia_administracao.pdf http://pt.scribd.com/doc/55395713/EVOLUCAO-HISTORICA-DA-ADMINISTRACAO
Marcos Pórcios Catão, também conhecido como