Admissao e alta
É a entrada e permanência do paciente no hospital, por determinado período. Tem por objetivos facilitar a adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, proporcionar conforto e segurança.
Na unidade de internação o paciente é recebido por um profissional da unidade e encaminhado ao quarto ou enfermaria. Deve ser recebido com gentileza e cordialidade para aliviar suas apreensões e ansiedades. Geralmente, o paciente está preocupado com a sua saúde.
A primeira impressão recebida é fundamental ao paciente e seus familiares, inspirando-lhes confiança no hospital e na equipe que o atenderá. Se recebido atenciosamente, proporcionará sensação de segurança e bem estar, e deste primeiro contato depende em grande parte a colaboração do paciente ao tratamento.
A admissão de pacientes somente será realizada mediante a liberação do leito por parte do enfermeiro (a) supervisor (a) do setor.
O leito deverá passar por limpeza e desinfecção conforme recomendações básicas para limpeza, desinfecção de ambiente, artigos e roupas da CCIH.
Recomendações importantes
- Não admitir no mesmo quarto pessoas de sexo diferente, para evitar constrangimento ao cliente.
- Não admitir paciente clínico com paciente cirúrgico;
- Não admitir pacientes cirúrgicos com pacientes portadores de feridas infectadas;
- Não admitir pacientes com ferida operatória infectada com pacientes cirúrgicos não infectados ou em pós-operatório imediato (POI);
- Caso o paciente necessite de isolamento seguir recomendações da
- Rotina de Biossegurança da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH);
Procedimento:
- Receber o paciente na unidade de internação;
- Conferir o prontuário quanto ao nome completo do paciente, data de nascimento, número do leito e registro hospitalar;
- Verificar prescrição ou necessidade de isolamento;
- Realizar pelo enfermeiro a Anamnese e a avaliação clinica, sempre colocando no prontuário horário da admissão, motivo da internação, sinais