Admiravel mundo novo
R: Porque ele acredita que em um futuro próximo com as mudanças tecnológicas e o uso da energia nuclear, verificaremos uma economia de produção em massa e uma população predominantemente desprovida de posses. Essa população sempre tentara provocar a confusão econômica e social e para conter isso será necessário governo com o poder centralizado.
Para ele um estado totalitário verdadeiramente eficiente seria aquele em que o executivo todo-poderoso de chefes políticos e seu exército de administradores controlassem uma população de escravos que não tivessem de ser coagidos porque amariam sua servidão. Fazer com que eles a amem é a tarefa confiada, nos estados totalitários de hoje, aos ministérios de propaganda, diretores de jornais e professores.
2 – Exemplifique: o lado negativo e o positivo da propaganda para o desenvolvimento do amor a servidão.
R: A propaganda e a publicidade era arma para o condicionamento da população, para não deixá-los esquecer quais suas funções perante a sociedade.
Para o autor “Para que sejam evitados a perseguição, a liquidação e outros sintomas de atritos sociais, é necessário que o lado positivo da propaganda seja tão eficaz como o negativo.”
Esta passagem do livro exemplifica os dois lados da propaganda “As crianças Alfas estão vestidas de cinzento. Elas trabalham muito mais que nós, porque são formidavelmente inteligentes. (lado negativo). De fato, estou muito contente por ser um Beta, pois não trabalho tanto. E, depois, somos muito superiores aos Gamas e aos Deltas. (lado positivo) Os Gamas são broncos. Estão todos vestidos de verde e as crianças Deltas estão vestidas de caqui. Oh, não, não quero brincar com as crianças Deltas. E os Ípsilons são ainda piores. São tão estúpidos que nem sabem...”
3 – Porque o processo Bokanovisky é um dos instrumentos máximos da estabilidade social?
R: Porque através do processo Bokanovsky, é possível