adminstração publica
ATIVIDADE 12.
Ao ler o texto, a minha percepção em relação ao que foi utilizado pelo Senhor William Balboni, foi à inovação, portanto para descrever sobre as tendências e as barreiras em operações de serviços na Administração Publica, vou primeiro definir o que é inovação.
A definição de inovação como um fenômeno multidimensional de natureza sistêmica é consensual (Sarkar, 2006), acrescentando que a inovação se refere à conjugação de um conjunto de competências, conhecimentos, recursos e qualificações para pôr em pratica uma idéia no mercado de forma sustentável, que poderá ser desencadeada internamente ou pelo mercado. A inovação é unanimemente considerada um dos mais importantes pilares de competitividade e sustentabilidade das organizações e das empresas, da mesma forma, oferecer um serviço melhor, mais rápido, mais barato, mais acessível ou de melhor qualidade gera obviamente uma vantagem face aos concorrentes.
É surpreendente que a inovação tenha desempenhado um papel menor na discussão sobre a renovação da Administração Pública. É fato que a sociedade não quer um atendimento com tanta burocracia, porém, quer um setor público, que seja mais inovador do que tradicionalmente foi e acima de tudo, quer que responda às transformações sociais, avanços tecnológicos, mudanças na natureza e preferências da força de trabalho, maior exigência dos clientes e maior competitividade global (Borins, 2001). Fazer o atendimento ao cidadão e efetuar procedimentos burocráticos, deixa o atendente muito além do reconhecimento individual dos cidadãos, pois tem que atender dentro de um rígido controle burocrático. Quanto às tendências, acredito que a renovação do quadro de funcionários, com servidores mais qualificados, com grau de estudo elevado e treinados para o