Adminstrador
Em uma negociação, para se obter o sucesso, é importante ter habilidades para conduzir a mesma (foco, discussão, alternativas, equacionar problemas, ouvir, falar, colocar-se no lugar do outro), mas se você não possui nenhuma delas, é preciso buscá-las, e de qual forma; a melhor maneira é estudar as técnicas de negociação, as quais se assemelham muito as habilidades, ou melhor, é um complemento, onde a proximidade de ambas ajudam a trazer resultados.
Ao planejar uma negociação, observe as técnicas mais apropriadas ao assunto, postura e abordagem, o momento correto para ser aplicada. Abaixo serão descritas algumas técnicas de negociação.
Planeje melhor o acordo possível: Um bom planejamento é o passo inicial para conseguir o sucesso da negociação, identifique claramente os objetivos com otimismo diante do conflito, ou seja, do que esta sendo negociado.
Influencie, objetivando encurtar distâncias e facilitar o entendimento: Influencie o outro com liderança, traga-o para o seu lado, encurtando as distancias, ou seja, deixando o ambiente favorável amigável.
Faça propagandas da sua proposta sempre enfatizando os ganhos mútuos: Ao falar sobre os ganhos, deixe bem claro o que você irá ganhar também, não fale somente dos ganhos do outro, para não criar um clima de desconfiança, onde devemos sempre lembrar que do outro lado também pode estar uma pessoa preparada.
Faça pausas estratégicas: É sempre bom fazer pausas, alivia as tensões, permite uma possível mudança de estratégica, caso a que esta em atuação não esteja surtindo efeito, também é ate mesmo para um descanso, recompor a postura, tanto sua quanto a dos outros.
Encerre a negociação somente após a manifestação de satisfação por parte dos participantes. (Satisfação mútua): Busque sempre o desfecho da negociação onde com o objetivo do ganha-ganha, ou seja, os dois lados saem satisfeitos, pois uma negociação de sucesso não termine com somente um lado ganhando muito, e sim a satisfação