Adminsitração
Administração – 4º Período
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTIFÍCA
CRESCIMENTO BRASILEIRO
Trabalho apresentado como instrumento de avaliação para composição da 1º primeira nota da disciplina Metodologia de Pesquisa Cientifíca.
Orientador: Carlos Alberto Tavares
Aluna: Elizabeth Paz
RECIFE
2012
1. Problema
Por que o Brasil cresce tão pouco? O brasileiro está cansado de remar num barco travado por uma âncora pesada. É hora de o país fazer as reformas que permitam crescimento mais elevado e sem sobressaltos.
2. Obejetivo Geral
O índice de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) não é apenas um número abstrato que os economistas calculam, os políticos divulgam e os analistas discutem. Dele depende, em última análise, nossa vida. Os aumentos e as promoções que recebemos no trabalho e também as novas oportunidades de emprego. Pensando na barca, e não apenas no remador, ele influencia também a ascensão dos brasileiros mais pobres e a redução de uma infinidade de problemas, da mortalidade infantil à violência urbana.
1. Objetivos Específicos
✓ Para o Brasil, seria bom que a economia avançasse entre dois limites de velocidade importantes. O limite mínimo é 3% ao ano, fundamental para criar o cerca de 1,5 milhão de empregos anuais necessários apenas para absorver os novos profissionais que entram no mercado de trabalho. ✓ Também precisamos superar esse limite mínimo para tirar mais e mais brasileiros da miséria e da pobreza – apesar da melhora dos últimos anos, ainda há quase 50 milhões de pessoas nessa situação. Se o país crescer em ritmo inferior a esse limite, como ocorreu em 2011, não estará avançando, e sim arrastando-se, sem conseguir se aproximar do tão sonhado destino de se tornar uma nação desenvolvida.
3. Hipotéses
A crise global representa,