Adminitra O N Veis Organizacionais
307 palavras
2 páginas
Níveis organizacionaisNo mundo em que vivemos hoje, sabemos que as organizações assumem uma importância crucial nas nossas vidas. Praticamente tudo que existe hoje, tem a estrutura da organização direta ou indiretamente ligadas.
Para que haja um nível de qualidade nessas organizações, e necessário que elas sejam sádias, sustentáveis, éticas e etc.
As organizações possuem estruturas composta por diferentes pessoas em diferentes néveis de responsabilidades e posições. A divisão do trabalho é vital para a organização.
Com a entrada das empresas asiáticas, junto com a globalização ocorrida em 1980, a evoluação de tecnologia tanto de comunicação quanto de produção, transformou o mundo em um ambiente e incertezas. A velocidade das informações aumentava. E ter essas informações certas, no tempo certo, tornou-se um fator de sucesso na tamada de decisões para o alcance dos objetivos organizacionais.
As decisões podem ser divididas em programadas e não programadas. As programadas são as rotineiras, mais técnicas, e portanto mais previsíveis. As não programadas é quando o nível de incerteza pode ser elevado em relação a mudanças, exigindo dos tomadores de decisão o seu nível mais elevado, o estratégico.
Para lidar com os desafios do mundo atual, as organizações se estruturaram em três níveis.
Nível Institucional ou estratégico – Alto grau de incertezas – Cargos ocupados por altos executivos e acionistas – Definição de objetivos, visão, estratégia, além de políticas gerais.
Nível Intermediário ou Gerencial – Mediação entre grau de incerteza e lógica do sistema – Define os planos de ação para alcanse de objetivos e estratégias, média gerência
Nível operacional ou Supervisão – Incerteza limitada – Execução das rotinas e procedimentos básicos na produção de bens e serviços – Cargos ocupados por técnicos e demais colaboradores.
O grupo de nível intermediário ou gerencial merece uma atenção especial, pois exige-se maior flexibilidade, manter o equilibrio para que os fortes