administrtaçao
A Experiencia da Hawthorne
No ano de 1927, ouve – se uma experiência na fabrica do Western eletric company, no bairro de Hawthorne para se pesquisar a correlação entre a iluminação e eficiência dos operários medidos por meio da produção.
Na época se desenvolvia uma politica de pessoal que valorizava o bem estar dos operários. Esta empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados. Ouve se então uma experiência, na primeira experiência o objetivo era de conhecer o efeito da iluminação sobre os rendimentos dos operários. Se dividirão em dois grupos, um grupo de observação que trabalhava sobre a intensidade luz variável e o grupo de controle q trabalhava com intensidade constante. Um dos fatores descoberto foi o fator psicológico, os operários reagiam a experiência de acordo com suas suposições pessoais,ou seja, eles se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava e ao contrario quando diminuía.
Na segunda fase da experiência foram selecionadas seis moças para continuarem o grupo de observação, seu foco era que trabalhasse dentro do normal e que fica sem a vontade no trabalho.Mas mesmo assim permanecia a influencia do fator psicológico, um fator que não podia ser explicado apenas por meio das condições de trabalho experimentalmente controladas e que já havia aparecido anteriormente na experiência sobre a humanização. Isso por que: as moças gostavam de trabalhar na sala de provas porque era divertido e a supervisão beranda permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade, havia um ambiente amistoso e sem pressões na qual conversa era permitido, o que aumentava satisfação do