Administraçãp
Quando a organização de conhecimento em questão é uma entidade na área de educação, pesquisa e extensão, como as Instituições de Ensino Superior - IES, este processo de adaptação e inovação permanente apresenta-se ainda mais complexo e delicado. Principalmente se forem somadas à essa situação as forças do mercado: concorrentes e potenciais entrantes.
Os Institutos de Ensino e pesquisa encaixam-se exatamente nesse contexto, e devido à saturação do mercado e grande competitividade nesse setor precisam extrapolar os métodos tradicionais de ensino objetivando mais do que informar e formar profissionais, desenvolver verdadeiros empreendedores atentos às tendências mundiais e capazes de aliar de maneira inovadora o que há de mais novo e melhor em termos de tecnologia e modelos de gestão. É isso que caracteriza uma Escola de Negócios.
Em função dos elementos apresentados acima, pode-se concluir que o formato de uma Escola de Negócios é bastante adequado para se estruturar um processo de desenvolvimento de competências e ações na área de Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Por outro lado, as áreas de Gestão da Inovação e Empreendedorismo conferem a uma Escola de Negócios um elemento diferencial cada vez mais pertinente à realidade da economia e da sociedade mundial, pois essa Escola de Negócios possui as condições e a obrigação de repensar continuamente seu status, seu modus operandi e aplicando em seu próprio modelo e gestão os princípios que pretende disseminar entre seus alunos.