Administração
A transmissão da cultura organizacional para os funcionários se dá através dos comportamentos dos fundadores da empresa ou de seus líderes. O fundador é a figura que maior exerce impacto em relação à cultura de sua empresa. Percebe-se que essa cultura é repassada para seus membros de modo que eles absorvam e se identifiquem com a mesma, fazendo com que assim eles a internalizem e se direcionem profissionalmente, dentro de uma determinada empresa, da forma como ela prega (ZANELLI, BORGES-ANDRADE e BASTOS, 2004).
A cultura organizacional sofre influencia ainda da cultura nacional ou regional, pois se faz importante levar em conta o contexto histórico e cultural em que a empresa está inserida. Essa influência é percebida nos relacionamentos, nos padrões de conduta, na forma de administração, gerenciamento, dentre outros (LIMA e ALBANO, 2002).
A cultura organizacional pode ser forte ou fraca. As culturas fortes tem maior influência sobre o comportamento de seus funcionários. Isso se torna evidente no maior comprometimento que esses indivíduos apresentam em relação aos seus empregos e funções, assim com à baixa frequência de faltas e ao aumento da produtividade de cada um. No entanto, a rigidez exagerada de uma cultura pode ser um obstáculo para mudanças, as quais são necessárias a uma empresa. Dessa forma, a cultura só é mantida até o momento em que atende aos objetivos da empresa (ZANELLI, BORGES-ANDRADE e