Administração
Direção da Ação Empresarial
Após o planejamento e a organização da ação empresarial vem função de direção. As pessoas precisam ser admitidas, aplicadas os cargos, doutrinadas e treinadas, conhecer o que se espera delas e como devem desempenhar seus cargos, é necessário que sejam guiadas e motivadas para atingir os resultados que se espera.
A direção da ação empresarial nos três níveis da empresa:
Institucional: Direção - Presidente diretores altos executivos - A empresa ou áreas da empresa.
Intermediário: Gerencia - Gerentes e pessoal o meio do campo - departamento ou unidade da empresa.
Operacional: Supervisão - Supervisores e encarregados- Cada grupo de pessoas, tarefas ou operações.
Direção
A função administrativa de direção é a função principal de uma empresa, ele é responsável pela condução e orientação da ação empresarial, exercida pelo nível tático, ou seja, gerência, tem a responsabilidade de dar um norte em todas as áreas e níveis da empresa.
Existem dois estilos de direção: Teoria x e Teoria y, fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, ao passo que o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na aplicação do cargo, administração consultiva e na auto avaliação do desempenho.
Sistemas de Administração
Autoritário – coercitivo
Autoritário – benevolente
Sistema Consultivo Sistema participativo
Em alguns casos, verificam-se a coexistência dos quatro
Sistemas em diferentes áreas e níveis da mesma organização. Tudo isso depende da cultura organizacional. Ela pode ser percebida em três níveis de profundidade: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. A gestão participativa esta substituindo rapidamente a velha gestão autocrática do passado. E ela utiliza amplamente o conceito de empowerment no sentido de dar importância e autonomia ás pessoas. Para tanto, o administrador precisa utilizar os alavancadores do empowerment.
Gerência
A