Administração
- Pessoa física ou jurídica
- Credores em geral e emprestadores de recursos;
- Integrantes do mercado de capitais.
- Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
- Natureza econômica - demonstração do resultado do exercício, capital e Patrimônio.
- Natureza financeira - fluxos de caixa, capital de giro.
- Natureza física - complemento aos valores monetários /quantidades geradas de produto ou serviços.
- Natureza de produtividade – é a utilização de vários conceitos de avaliação –financeiros/ físicos. As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais. O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da empresa e possam impedir que a mesma vá à falência. Devem ser observados dois pontos:
1. As empresas devem divulgar todas as informações que ajudem para a melhor avaliação de situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. 2- A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto à metodologia de medir ou mensurar, reúne tanto o social quanto quantidade. Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades permitem conhecer a posição de rentabilidade e financeira, de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade. É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica.
(ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
A