Administração
Émile Durkheim
FINAL SÉCULO XIX (POSITIVISMO)
CONCEITO-CHAVE: FATO SOCIAL
FATO SOCIAL: objeto de observação sociológica, são fenômenos que ocorrem na sociedade que podem ser explicados numa relação de CAUSA e EFEITO (Individuo X Sociedade)
O individuo não inventa nada, tudo o que faz (atos) é porque já existe na sociedade: ASSALTOS, SUICÍDIOS, ASSASSINATOS, ETC
A sociologia se ocupa essencialmente do estudo dos FATOS SOCIAIS.
SOCIEDADE PREVALECE SOBRE O ÍNDIVÍDUO
Tudo que acontece na sociedade, pode ser considerado fato social. Os movimentos sociais ganham um ato, ou seja, alguém com imagem forte para representa-lo. Na sociedade ele é coagido, ou seja obrigado a fazer (pressão social), istó é na escola, igreja trabalho, etc.
PRESSÃO SOCIAL
Fomos criados, por nossos pais e pela sociedade, com a ideia de que não podemos, em um restaurante, virar o prato de sopa e beber de uma só vez, pois certamente as pessoas vão rir ou talvez achar um tanto quanto estranho, já que existem talheres para se tomar sopa. Não existem leis escritas que impeçam quem quer que seja de virar o prato de sopa, segurando-o com as duas mãos para beber rapidamente. No entanto, a grande maioria das pessoas se sentiria proibida de praticar isso. Da mesma forma, por que quando trabalhamos em um escritório ou algum lugar formal os homens estão de terno e não de pijamas? Isso é a ação coercitiva do fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer.
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES – BRUNNO CURIS – FATEC – PRAIA GRANDE
Max Weber
Estudo individuo/sociedade, A ação significativa é reciproca, e nem tudo que ocorre na sociedade tem significado social.
Conceito-chave: AÇÃO SOCIAL e BURCROACIA (RACIONALIZAÇÃO)
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Tomase um fim