Administração
O filme fala do estudo psíquicos de Sigmund Freud com pacientes com histeria e neurose, com os métodos de análises, como a catarse hipnótica de Charcot, Breuer. No filme começa com Freud num hospital que tinha uma paciente que tinha neurose de histeria que tinha como medico Meynert que não acreditava nos sintomas da histeria, e que os pacientes mentiam para fugir das suas responsabilidades e das realidades, então Freund procurou outro caminho na doutrina de Charcot histeria da hipnose.
Freud releva para os outros médicos sobre a histeria e o inconsciente, e os traumas de infâncias, com isso a classe medica ironizou Freud. Ele conheceu Breuer e começaram as suas pesquisas dos fenômenos histéricos, ate os traumas, as neurose e os sonhos. Assim Freud contestou o método de Charcot que a mente na dividia.
Depois Freud revela a teoria das neuroses baseados nos casos tratados e autoanalises isso que dizer que todos os traumas estão ligados à sexualidade, e depois de um sonho descobri o complexo de Épico e tenta desvenda o que lhe prede a seu pai, e que a neurose vem desde a infância.
Assim Freud trata de um paciente que era de Breuer, saído do hipnótico para o consciente, a paciente conta sobre seus sonhos e sua vida e Freud observa que pode chegar ao inconsciente com a pessoa no estado consciente. Com a experiência desse seu paciente Freud volta a pensar na sua infância, depois num sonho liga o seu trauma com o amor a sua mãe e ciúmes e o ódio ao seu pai e Freud fica com culpa porque desonrou seu pai.
Freud pensou em desistir, mas sua esposa o incentivou falando uma frese que estava em um caderno de Freud que era assim: "O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade".
Freud lembra que havia escrito que “o falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo". Então quando sua paciente culpava seu pai era ela que ocultava a sua própria