Administração
É um meio de comunicação utilizado por empresas, e tem como objetivo iniciar, manter e encerrar transações.
Antigamente era o usado o modelo denteado, que era feita por meio de aberturar de parágrafos, hoje em dia se utiliza o método em bloco, ou seja, uma única margem vertical do lado esquerdo.
Existem alguns elementos necessários para redigir uma carta:
- O número de expedição: item necessário para o controle em seu arquivo.
- Data: Não é aconselhável o uso de nenhum sinal de pontuação nos elementos data, vocativo e fecho, isso é usado pelos norte-americanos.
O correto é colocar o dia sem o (0), o local com letra maiúscula, (a vírgula ) após o local, o dia, mês com letra minúscula , não se deve colocar ponto nem espaço entre o ano, e ponto final, após o ano.
- Destinatário/ endereçamento: o uso do endereço do destinatário usa-se somente no envelope, a única situação que é permitida o uso do endereço na própria carta é no caso de envelopes janelados.
Existem algumas formas de como se pode estruturar o destinatário: • O uso do À com crase, sempre quando ficar subentendida a palavra empresa. • Usa-se também o Ao, e A. • Quando se quiser dirigir a carta a uma pessoa específica, usa-se At. e A/C .Nunca o At. deverá vir ao final do texto, pois significa atenciosamente. Igual a atenção ou A/C este código deve ser utilizado somente no envelope, que significa que é para a pessoa a quem foi enviada ( de direito ).Não é usado o Att, pois se trata de uma palavra em inglês, não utilizamos em nosso método. - Referência / Assunto: a referência diz respeito ao número de documento mencionado, já o assunto se refere ao tema que será tratado na correspondência. O correto é colocar assunto: ...., e quando houver a necessidade de colocar os dois juntos, a melhor solução é: Assunto:...../ Sua Carta-Proposta n...... - Vocativo: o uso do vocativo,trata-se de uma invocação ao destinatário, ele deve concordar em gênero e número com este.