Administração
1) A Eficiência tem a ver com a maneira correta de se realizar as atividades e tarefas, de modo a eliminar os desperdícios. Ser eficiente é realizar corretamente os procedimentos, utilizando economicamente os recursos da empresa para produzir mais. A eficiência está intimamente ligada ao conceito de produtividade (produzir mais com menos recursos). Produtividade é a relação entre produção e recursos. 2) A eficiência refere-se portanto à ênfase nos meios e não nos fins, à realização das tarefas; resolução de problemas e treinamento de empregados, entre outros.
Observa-se que nas empresas muitos conflitos são causados por erros nos processos, relatórios incompletos, retrabalhos, comunicações truncadas e análises incompletas. Todos esses problemas (internos) estão relacionados à eficiência. Não obstante a isso, não podemos restringir o conceito de eficiência ao critério de produtividade. Se a empresa for produtiva, mas não houver qualidade teremos então: devoluções, retrabalho, refugo, reclamações de clientes, ações jurídicas contra a empresa. Os custos da não-qualidade não validam a eficiência. Assim, para ser eficiente, a empresa precisará observar a sua produtividade e a qualidade.
2) A Eficácia tem a ver com o grau de resultados obtidos em relação aos objetivos traçados. Ser eficaz é ser competitivo (ter vantagens que permitam conseguir clientes, lucratividade, ampliação da participação no mercado). A eficácia é a relação entre os resultados e os objetivos.
A eficácia só pode ser alcançada se a organização tiver vantagens competitivas tais como: velocidade, inovação, flexibilidade, qualidade e baixo custo.
Almejamos a eficácia através da eficiência. De nada adianta conseguir uma eficácia efêmera (temporária) se internamente não somos eficientes (desperdícios, acidentes de trabalho, absenteísmo, problemas de comunicação, erros decorrentes de processos mal planejados). A eficácia alcançada via eficiência é o que almejamos