Administração
METODOLOGIA DE PESQUISA
RODADA DE ARTIGOS
Belo Horizonte
2013
1 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E INOVAÇÃO: UMA PARCERIA ESSENCIAL
O artigo estudado tem como propósito, discutir a importância da gestão estratégica de pessoas nas organizações contemporâneas e a influência entre a inovação e o envolvimento dos colaboradores nesse processo. Onde, para prevalecer com uma gestão que se estabeleça como inovadora, torna-se indispensável trabalhar com as funções de Gestão de Pessoas, criando ações que contribuam com a efetivação de processos de inovação nas organizações, apoiando os colaboradores na sua carreira e objetivos, incentivando-os com uma boa política de gestão de cargos, carreira e remuneração, gerenciando suas competências a favor da implantação de uma cultura que valoriza a criatividade e a novidade, como sendo um importante elemento de crescimento organizacional e profissional, definindo as expectativas, trabalhando medindo e revisando os resultados. Assim, tornando-se possível conviver em um ambiente que favoreça a criatividade, e que também, estimule uma nova visão acerca da gestão estratégica de pessoas utilizada como fonte de vantagem competitiva.
Hoje, a Gestão de Pessoas, não opera só com os processos operacionais e rotineiros, partindo da ideia de que cada vez mais os colaboradores precisam ser valorizados e estão diretamente ligados as estratégias organizacionais em busca dos objetivos estabelecidos. Trabalham com pessoas, com o intelectual delas, suas capacidades e experiências, que de alguma forma, são considerados fatores que influenciam nos processos e produtos, por isso elas atuam com um papel importante de agentes nas mudanças.
De acordo com pesquisa feita pela Empresa Pieracciani, existem seis fatores que estimulam a gestão de inovação nas organizações, sendo eles: planejar uma boa estratégia para inovação, formar times com pessoas capacitadas e motivadas para inovar, ter ambiente propício à inovação,