ADMINISTRAÇÃO
MAIS
Estudo de caso
CASO
Uma empresa de equipamentos industriais
recebeu alguns pedidos grandes. Ao verificar que não ia atendê-los sem aumentar muito a produção, a empresa criou um plano de incentivos, de acordo com o aumento de produtividade. Plano de incentivos
Além desse incentivo a empresa iria aplicar o
mesmo esquema de incentivo para os sábados, em que se pagava 50% a mais por hora, e aos domingos em que se pagava o dobro por hora.
A direção indicou que projetava 40 % de aumento na produção, entretanto no decorrer de dois meses ficou claro que não funcionava o plano.
Resultados
A produtividade aumentou 17% em media.
Somente 23% dos funcionários dispostos a
trabalhar aos sabados.
14% aos domingos.
Um dos funcionários apresentou um motivos
para o inesperado baixo aumento de produtividade: “Quem se importa com o dinheiro extra? Estou ganhando mais do que o suficiente. O que vou fazer com R$ 400,00 a mais? Melhor eu ficar em casa, curtir minha família e assistir ao futebol na tv, não vou me matar por algum dinheiro a mais.” 1) Por que o esquema de incentivos está tendo tão pouco efeito?
Por que a empresa tem uma visão de que somente o incentivo financeiro é o suficiente para motivar seus colaboradores, deixando de lado o fator humano, as prioridades de cada um e outros fatores organizacionais que podem estar causando pouco interesse nos colaboradores, como um ambiente de trabalho pouco agradável.
2) Qual a sua visão sobre o comportamento desses operários?
O comportamento desses operários mostra insatisfação com o ambiente de trabalho, a distancia existente entre eles e os gestores. Causando desta forma pouco interesse em contribuir com as metas organizacionais, deixando bem claro que o mínimo que eles desejam é o reconhecimento pessoal, pois o dinheiro não é tudo.
3) Como você resolveria o problema de necessidade de aumento de produção?
Um dos meios, seria contratar mais funcionários, pois se a demanda de
encomenda