Administração
Técnicas Contábeis Escrituração - técnica contábil que se preocupa com o registro dos fatos contábeis. Demonstração Contábil – é forma como a Contabilidade se comunica com os interessados no Patrimônio da Entidade. Auditoria Contábil – é a técnica contábil encarregada de verificar a correta aplicação das práticas contábeis adotadas no Brasil. Análise Contábil – é a técnica contábil que decompõe, compara e interpreta as demonstrações contábeis, produzindo informações aos usuários da Contabilidade.
De acordo com HUGO ROCHA BRAGA, a análise das demonstrações financeiras tem por objetivo observar e confrontar os elementos patrimoniais e os resultados das operações, visando ao conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes da situação atual, e, também, a servir de ponto de partida para delinear o comportamento futuro da empresa (p. 117).
Isso é o mesmo que dizer que a Análise de Balanços tem o objetivo de extrair informações das demonstrações financeiras para subsidiar a tomada de decisões. Ela permite conhecer os efeitos das decisões adotadas no passado e as causas determinantes do estado atual, servindo de orientação para a elaboração de planos futuros.
As demonstrações financeiras representam o produto final da Contabilidade, com o objetivo de gerar dados para um grande e variado número de usuários, cujas necessidades são diferentes. Cabe ao analista transformar esses DADOS em INFORMAÇÕES.
Por exemplo: o Balanço Patrimonial da Empresa Rosa de Ouro Ltda., encerrado em 31/12/X8, revela um estoque de R$ 6.000.000,00. Isso representa um dado. Ao interpretar esse dado, o analista pode concluir se esse valor é adequado ou não para o ramo de atividade da empresa; isto é uma informação.
Contabilidade x Análise das demonstrações financeiras -
Um dos papéis da Contabilidade Financeira é registrar