Administração
De acordo com uma pesquisa da Boston Consulting Group (BCG), a Apple é a empresa que os executivos de topo consideram mais inovadora.
Num inquérito electrónico realizado entre Novembro de 2004 e Fevereiro de 2005 pela BCG a 940 executivos e gestores de topo, 24.8% deles afirmou que a Apple era a empresa mais inovadora.
A Apple ocupa assim o primeiro lugar desta tabela, subindo do quinto lugar do ano anterior e destronando a 3M, que desce à segunda posição, com 11.8% das referências.
Da lista das dez mais inovadoras constam ainda a Microsoft e a GE (ambas com 8.5%), a Sony, a Dell, a IBM, o Google, a P&G e a Nokia. Segundo a BCG, estas empresas integram o top 10 porque todas partilham de três atributos chave:
• Excelente Market insight - os inovadores de topo têm a capacidade não apenas de perceber o que os seus clientes querem, mas também de ajudar a dar forma aos seus desejos.
• Cultura organizacional que suporta a inovação - As melhores companhias, segundo estes executivos, conseguiram institucionalizar a inovação ao criarem e manterem culturas organizacionais que fazem emergir consistentemente as melhores ideias e performances dos seus funcionários e depois utilizam esse capital para fazer o círculo completo do ciclo de inovação: de uma nova ideia a produtos e serviços rentáveis até à próxima nova ideia promissora.
• Olho para a oportunidade - Nem todas as inovações começam com novas ideias. Segundo estes executivos, os inovadores de topo também tendem a ter a capacidade de "pegar" em produtos e serviços existentes e melhorá-los, algumas vezes com resultados radicais (o exemplo dado é o caso do iPod da