Administração
O patrimônio é composto por a avaliação em dinheiro de bens, direitos e obrigações de pessoa física ou jurídica. A Contabilidade ou o contabilista é responsável por todo esse controle.
São controlados todos os bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente.
O patrimônio é composto por elementos positivos e negativos. Bens e direitos são elementos ativos, que são representados positivamente, e as obrigações são elementos passivos, pois são dividas a serem pagas.
O Patrimônio compõe dois extremos:
Estatístico: contabilidade estuda, controla, expõe e analisa.
Dinâmico: contabilidade estuda, controla, expõe, analisa as modificações que ocorreram, em razão de atividades desempenhada.
BENS
A importância só é gerada pelo fator econômico (avaliado em moeda).São todos os objetos materiais e imaterias que integram o patrimônio.
Existem duas classificações para os bens:
Bens Corpóreos: Materiais com existência física. Exemplos: Dinheiro, veículos, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, e outros.
Bens Incorpóreos: Não existem fisicamente, embora sejam visíveis ou palpáveis, eles podem ser traduzidos em moedas. são especificamente marcas e definições em que o consumidor possa escolher conforme a sensação de maior status ou marca.os bens incorpóreos são denominados como bens imateriais e intangíveis.Exemplos: Programa de computador, marcas e signos de propaganda, patentes de fabricação, ponto comercial e outros.
Bens materiais e diretos: mercadoria para revenda, móveis e utensílios utilizados no comércio, contas a receber de clientes.
Bens imateriais: clientela e ponto comercial.
DIREITOS
Direitos são representados como crédito pela contabilidade. São valores a receber e a recuperar nas transações com terceiros. São representadas por títulos e documentos.
Nota Fiscal – exigência tributária;
Fatura – Venda a prazo, exige documentação comprobatória;
Duplicata – Emissão obrigatória na venda a prazo, além da fatura emitida.Ela é