Administração
Administrador de empresas
O administrador atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas, gerenciando aspectos financeiros, materiais e humanos. Nos processos de tomada de decisão, proporciona a circulação de novas informações, apresentando soluções adequadas ao contexto organizacional. Tem ainda como função fixar metas e objetivos, organizar e alocar recursos financeiros e tecnológicos, liderar pessoas e equipes, negociar, controlar e avaliar resultados, de acordo com o contexto sociopolítico em que atua.
Principais áreas de atuação
- Gestão de empresas
- Bancos e instituições financeiras
- Mercado de capitais e riscos
- Organizações Públicas
- Organizações Não-Governamentais
- Consultoria
- Empreendedor autônomo
TOPO
2. ENSINO
Número de faculdades 3.308
Melhores cursos Faculdade De Administração de Empresas (Facamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
Vagas disponíveis por ano 569.256
Duração do curso 4 anos
Candidatos 849.945
Candidatos/vaga 1,49. Em universidades como a USP, a média chega a quase 15 por vaga
Formandos por ano 141.498
TOPO
3. ESTÁGIO
Estágio obrigatório?
Sim
Quem recruta estagiários?
- Empresas
- Órgãos públicos
Melhor época do ano para procurar estágio
Não há época definida.
Momento ideal para iniciar estágio
A partir do terceiro ano, quando o estudante já tem mais conhecimento sobre as diferentes áreas da administração. Mas há empresas que recrutam já no primeiro ano.
Atividades do estágio
As atividades podem ser operacionais e burocráticas, se a empresa não tiver um programa de estágio estruturado. Mas se ela tiver um projeto, o estagiário conhecerá as atividades que exercerá quando estiver formado. Por exemplo, se for atuar na área de vendas, começa a aprender e executar os procedimentos de captação de clientes e de fidelização.
TOPO
4. MERCADO