administração
De acordo com a norma ISSO 10.006 (Diretrizes para qualidade de gerenciamento de projetos), projeto é “um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para inicio e termino, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Para o PMBOK, projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.
Os projetos ocorrem em praticamente todas as organizações e em todas as suas áreas e níveis, gerando produtos e/ou serviços para clientes internos e/ou externos. Como exemplos de projeto, podemos citar:
- lançamento de um novo produto ou serviço;
- implantação de uma nova tecnologia;
- realização de uma viagem;
- construção de um edifício;
- publicação de um livro;
- pesquisa de um novo produto;
Não são exemplos de projetos procedimento contínuos e repetitivos em uma organização, tais como:
- fabricação de um carro;
- venda de produtos;
- pagamento de fornecedores;
Segundo o PMBOK, o processo de “desenvolver o Termo de Abertura do Projeto” é responsável por autorizar ou não um projeto. Também é parte desse processo autorizar ou não o prosseguimento para uma nova fase de um projeto já existente. Embora nesse processo já seja iniciado o gerenciamento do escopo, na realidade ele faz parte da área de gerenciamento da integração, pois também leva em conta questões relativas ao tempo, ao custo, ao risco, aos recursos humanos, à comunicação, às aquisições e à qualidade.
Na maioria das organizações, um projeto não é formalmente iniciado até que tenha a avaliação de sua real necessidade, sendo realizados um planejamento preliminar (proposta do projeto) e até mesmo um estudo de viabilidade (business case). Essa etapa inicial de concepção pode e deve ser considerada um projeto especifico, cujo objetivo é demonstrar à organização que o projeto é necessário e trará o retorno correspondente.