administração
REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA
Definindo moral e ética.
Pode-se dizer que a moral normatiza e direciona a prática das pessoas, e a ética teoriza sobre as condutas, estudando as concepções que dão suporte à moral.
Prática Moral.
Os valores morais dominantes não são decididos voluntariamente por sujeitos individuais. À medida, porém, que se a teoriza ta pode sobre essa moral, toma-se consciência dela, explicitam-se preceito, e, então, tenta-se buscar a hegemonia pela persuasão processada pelos meios educativos e comunicativos.
A Prática moral em nossa sociedade.
A condução que o próprio ser humano lhes impôs fez com que a ciência e a técnica deixassem de ser grandes promessas e se transformassem em perigosas ameaças. Primeiro, porque elas não foram colocadas a serviço de todos; depois, porque elas, longe de libertarem os indivíduos, os tornaram seus escravos e, ainda, transformaram-se em possibilidades de perigos ecológicos, de guerras nucleares, entre outras.
A moral que vigora em nossa sociedade baseia-se na exploração do ser humano e no aviltamento da pessoa. Não se preocupa em saber o que é bom para ele, e sim o que é benéfico ao processo produtivo, ao capital em que o egoísmo e o culto do eu tornaram-se qualidades e sinônimos de progresso e de maturidade.
A Prática moral que desejamos.
Os valores não se modificarão por si mesmos; sua alteração só acontecerá como exigência de uma nova ordem, de novas condições concretas de produção e de vida.
Característica de uma nova ordem moral.
A diferença precisa ser reconhecida na ordem dos valores e dos fins.
Essa nova ética deve permitir ao ser humano escolher sua finalidade de viver, a partir daquela que se apresente a ele como capaz de lhe proporcionar uma “vida boa”.
Essa ética pode ser assumida como a da justiça social, ao colocar em primeiro plano o bem, em detrimento da defesa da lei moral.
Essa proposta procura trabalhar com sério ao lado do prazer e do belo.
RESUMO TEXTO 07