Administração
1- Existem várias razões que justificam o estudo das principais teorias da administração, entre as quais pode-se destacar: as teorias influenciam a prática servindo como guia para decisões da administração; influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas; servem como fonte de compreensão e/ou previsão de práticas observadas nas organizações.
2- O pensamento administrativo surge como consequência da consolidação do capitalismo e ao mesmo tempo, do processo de modernização das sociedades ocidentais. Escola Clássica de Administração: Com a Revolução Industrial, o declínio do feudalismo, o estabelecimento do capitalismo, fatores que resultam na organização de novas formas de gestão de trabalho.
3- Falta resolver
4- Talvez a maior vantagem da burocracia resida em sua componente democrática, uma vez que por causa da impessoalidade e da imposição de regras legais, possibilita condições iguais de acesso e manutenção do cargo. Suas principais disfunções: incapacidade de resposta e adaptação organizacional; perda de visão do conjunto dos objetivos da organizacionais; processo decisório lento; limites de formalização, manutenção do status. Ex: Igreja, Governo, etc.
5- São 14 princípios validos até hoje: Divisão do trabalho; Autoridade e reponsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Subordinação dos interesse individual ao interesse geral; Remuneração do pessoal; Centralização; Hierarquia; Ordem; Equidade; Estabilidade pessoal; Iniciativa; Espírito de equipe. Não, pois diversas organizações utilizam diversos dos itens listados por Fayol no ambiente de trabalho, como hierarquia, remuneração do pessoal, ordem, etc.
6- Mary Parker Follet (1868-1933) partia do pressuposto de que ninguém poderia se realizar como pessoa se não fizesse parte de um grupo, foi um dos primeiros a reconhecer a importância da gestão de pessoas e antecipar as práticas contemporâneas de empowerment. Chester Bernard (1886-1961)